quarta-feira, 17 de junho de 2009

Gerenciamento de Configurações

Atualmente as organizações requerem que os serviços de TI sejam providos de forma econômica. Para ser efetivo e eficiente todas as organizações precisam controlar sua infra-estrutura e serviços de T.I. O gerenciamento de configurações provê um modelo lógico de infra-estrutura ou serviços identificando, controlando, mantendo e verificando as versos de todos os itens de configuração.

Os objetivos do gerenciamento de configurações são:

  • Contabilizar todos os ativos de TI, suas configurações e serviços na organização.
  • Prover informações sobre configurações e suas documentações para dar suporte a todos os outros processos de Gerenciamento de Serviços.
  • Prover uma base sólida para o gerenciamento de incidentes, problemas, versões e mudanças.
  • Verificar os registros contidos da Base de Dados de Gerenciamento de Configurações (CMDB), contra a infra-estrutura e corrigir as exceções.

O sistema de gerenciamento de configurações identifica os relacionamentos entre itens que devem ser mudados e qualquer outro componente da infra-estrutura, permitindo assim, que os donos destes componentes sejam envolvidos na avaliação do impacto do processo.

Os processos de Service Delivery se baseiam também nos dados da CMDB. Por exemplo:

  • SLM precisa identificar os componentes que se combinam para entregar um determinado serviço, para que arregimentações contratuais possam ser feitas.
  • O gerenciamento financeiro TI precisa saber quais componentes são utilizados por cada unidade de negócio, especialmente se existe algum processo de mudanças.
  • O gerenciamento de continuidade e disponibilidade necessita da identificação de componentes para a produção de analises de riscos e impactos.

O gerenciamento de configurações cobre a identificação e registro dos componentes de TI, incluindo suas versões, sub-componentes e relacionamentos. Os itens que devem estar sob a responsabilidade do gerenciamento de configurações incluem hardware, software e suas documentações associadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário