sábado, 13 de junho de 2009

Iniciando a Implementação do Modelo ITIL


No capítulo 8 vimos a importância do módulo gestão de configurações para toda a estrutura baseada no ITIL. Vimos também que a CMDB é a figura mais importante deste módulo. Assim como a gerência de configurações interfaceia com todos os outros módulos (ou gerências), todos estes módulos, então, fazem uso da CMDB .

Vimos também que a CMDB é um gap, digamos não assumido, das library do modelo ITIL. Ou seja não existe um lay-out, ou modelagem mais profunda sobre este banco de dados. Portanto é da responsabilidade de cada implementador fazer uma escolha das CMDB's existentes no mercado ou desenvolver a sua própria. Mesmo as CMDB's existentes no mercado não são capazes de suportar toda a extensão de requisitos necessários para atender todos os módulos do ITIL. E, também, vamos esbarrar na dificuldade de se integrar diferentes marcas de CMDB para atender um maior número de módulos do ITIL.

Portanto, sabemos, que na implementação do ITIL vamos começar primeiro pela Gerência de Configurações, e pela CMDB que são o core da metodologia. Na verdade deveremos começar pela CMDB que é a fonte de informações de toda infra-estrutura de TI. Sem ela não é possível implementar qualquer módulo do ITIL.

Implementar a CMDB significa documentar toda a infra-estrutura de TI. Significa cadastrar todos seus ativos. Entenda ativos de TI como:
  • Todo hardware, seja computadores, notebooks, impressoras, servidores, racks, storages, roteadores, switches, access-points, recursos de back-up e etc.
  • Todo software, seja software de prateleira, suite office, CAD ou mesmo sistemas de gestão empresarial. Sejam softwares para desktop-computing ou software para servidores.
  • Todos recursos humanos da infra-estrutura de TI. Isto engloba todos técnicos, analistas e gestores, bem como todos super-usuários e/ou owner de processos.
  • Toda base de conhecimento de TI, ou seja FAQ's, problemas e suas soluções, tutoriais e etc.
  • Todo cadastro de fornecedores de TI, juntamente com o cadastro das atividades, serviços ou produtos providos e contratros de serviços com os SLA's.
  • Todo o cadastro de usuários da infra-estrutura TI com a suas devida permissões e áreas de negócio.
A CMDB também comportará, além destas seis entidades descritas, o relacionamento, que existir, entre elas. A CMDB também registrará as mudanças feitas em cada item, ou entidade, ou mesmo relacionamento, isto veremos melhor na gestão de mudanças.
Estamos vendo que é mesmo impossível imaginar fazer a instalação da CMDB de uma única vez. Teoricamente, na verdade, é possível. Mesmo alguns fornecedores irão tentar justificar que a CMDB seja implementada de uma única vez, completamente, todas as seis entidades, em um argumento puramente comercial. Se isto fosse possível, imagine o tempo que levaria uma implantação desta, e depois toda a carga de informações necessárias para que esta funcione. A melhor maneira de fazê-lo é por etapas, fazendo a aderência necessária a cada módulo do ITIL. Ou seja a implementação do módulo será conduzida junto com a implementação da parte da CMDB necessária, fazendo-se os devidos ajustes de processo e aderência.


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