domingo, 14 de junho de 2009

Gerenciamento da Base de Configurações

Muitas organizações já estão usando alguns elementos de Gerenciamento de Configurações, muitas vezes usando planilhas, bases locais ou mesmo sistemas baseados em papeis. Nas atuais, grandes e complexas, estruturas de T.I., a base de Configurações exige o uso de ferramentas de suporte, que invariavelmente inclui a CMDB. Bibliotecas físicas e eletrônicas são utilizadas em conjunto com a CMDB para guardar as copias de software e documentação. A CMDB deve estar fundamentada em sistemas de banco de dados que proporcionem ferramentas de buscas eficazes. Como:

  • O release de componentes e sub-componentes e suas versões.
  • Versões dos componentes nos ambientes de teste e produção.
  • Componentes afetados por Mudanças autorizadas.
  • Todos os RFC’s relacionados a um determinado componente.
  • Todos os componentes adquiridos de um determinado fornecedor em um determinado período de tempo.
  • Upgrade, troca e retirada de componentes.
  • O histórico do componente.
  • Equipamentos e softwares em um dado local, para dar subsídios a uma auditoria por exemplo.
  • Mudanças e Problemas vinculados a um componente.
  • Componentes afetados por um determinado problema.

A CMDB teve guardar os relacionamentos entre todos os sistemas e seus componentes, incluindo Incidentes, Problemas, Erros Conhecidos, Mudanças e Lançamentos. A CMDB também contém informação a respeito de Incidentes, Erros Conhecidos, Problemas e dados corporativos relacionados a funcionários, fornecedores, localidades e unidades de negócios.

Processos automatizados para fazer a carga de dados da CMDB devem ser desenvolvidos para assegurar uma redução de erros e custos. Ferramentas de procura, inventário e auditoria, gerenciamento de rede e sistemas corporativos podem fazer uma interface com a CMDB. Estas ferramentas podem, inicialmente, ser usadas para povoar a base, e mais tarde para comparar o estado atual com os registros gravados na CMDB.

A CMDB pode ser usada também para guardar e controlar detalhes de usuários, equipe de T.I., unidades de negócios. O registro deste tipo de informação possibilita que mudanças nos dados de pessoas possam ser relacionados a Mudanças de posse de um determinado componente.

Além disso o registro de dados de pessoal na CMDB é geralmente usado para o Gerenciamento de Níveis de Serviços (SLM). A CMDB é também usada para registrar detalhes de serviços de fornecedores, custos, data de compra, datas de renovações, e aspectos legais associados a manutenções de licenças e contratos.

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